quarta-feira, 18 de maio de 2011

O último cheiro de uma noite

 Depois de uns vinte minutos chegamos ao bar. Sei quanto tempo demorou pela experiência no trajeto, porque não me lembro de nada o que aconteceu enquanto caminhamos, nem de quantas caipirinhas, cervejas e o que mais quer que tenha passado por nossas mãos na festa em que estávamos havia alguns minutos. O que lembro, é que estava sentado à mesa, a Leni à minha frente. Pedimos uma cerveja. A mais barata como sempre.
 - Piá! Vamo pegá uma parada.
 - Ta afim de outra?
 - Sim.
 - Mas agora acho que não vai ter. Já são umas 03h30min.
 - Eu guardei um pouco da outra na minha bolsa. Eu achei que talvez fosse dá vontade mais tarde.
 - Sério?! Então passa aqui.
 É incrível como a mente de um bêbado funciona. Ela pensou que um pouquinho de pó que havia sobrado, poderia ser guardado solto em sua bolsa, e depois bastava pegar, sabe-se lá como. A mente ébria é muito pragmática: “Preocupe-se com o depois, depois”. Apesar de que sóbrios muitos de nós também somos assim. Talvez a bebida só torne a preocupação ainda mais imediata, ou melhor, tira a preocupação de seja lá o que for. A falta de preocupação é bem fácil de notar nesse caso pela minha próxima atitude: virei a bolsa dela sobre a mesa e comecei a bater e agitar para juntar o que conseguisse. Nisso, chega o garçom com a cerveja, olha para nós dois. Eu fico meio debruçado sobre a mesa tentando parecer natural - algo difícil se você estiver imaginando a cena como estou tentando descrever-, ele deixa a cerveja e sai.
 Arrumo duas carreirinhas. Cheiramos. Sinto o pó passando pelas narinas e uma parte chegando até a garganta. Gosto um pouco amargo, não muito. A língua amortece. Logo vem a sensação de bem estar, empolgação, mente e corpo a mil! O bar estava com um bom número de pessoas. Estávamos em uma mesa mais ao fundo, mas ainda assim, com um bom número de pessoas em volta, em um bar que não era muito grande. E isso foi algo que só depois passamos a avaliar.
 - Será que alguém percebeu algo?
 - Ah, não sei. Só porque você estava batendo na minha bolsa e espalhando tudo em cima da mesa na frente do garçom e depois agente cheirou aqui mesmo?
 Demos muitas gargalhadas. Bebemos mais um pouco e fomos embora. Até que foi uma noite agradável. Sim. Foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário