terça-feira, 25 de junho de 2013

Manifestação Partida

 Devemos ter cuidado com essa atual aversão aos partidos políticos durante as manifestações. Entendo a repulsa que o governo do nosso país nos causa, mas não podemos deixar que isso seja usado contra nós. Vejo a falta de partidos políticos levando a 2 caminhos bem distintos: anarquia -
extrema esquerda - e ditadura - extrema direita. Como em um território tão grande quanto o Brasil um governo anárquico não seria viável, resta-nos o ditatorial. Muitos adeptos da ditadura já cogitam a volta dos militares ao poder. Durante a ditadura o governo tentou acabar com os partidos políticos e ainda assim as pessoas se organizavam às escondidas. Agora vamos nós mesmos abandonar esse direito?

 Ainda há outra questão: já repararam o quanto as emissoras de televisão, como a globo, exaltam as ações não apenas apartidárias mas também antipartidárias por parte dos manifestantes? O que um sistema de direita como esse pode estar querendo com isso? O que sempre quer: mais poder e manutenção do poder que tem. Querem a alienação do povo, querem poder escolher quem sobe ao poder por meio de suas manipulações, não querem correr o risco de que suba ao poder algum partido político que não os favoreça. Há sempre os que querem se aproveitar da visibilidade dada ao movimento para se promoverem apenas, mas aí deveríamos apenas acabar com o sistema democrático? Acho complicado isso enquanto não surge uma opção melhor. Querem além de que não tenhamos partidos políticos, não tenhamos nem lado definido, mas isso porque o lado na manifestação é um só: esquerda. Se você está lá, se apóia o movimento, se exige seus direitos ou se é contra o atual governo, você está sendo de esquerda, por mais que isso não reflita sua ideologia política habitual. E isso eles querem menos ainda que você veja: você está sendo parte de um movimento de esquerda de proporções gigantescas, contra um governo q "se diz" de esquerda - mas obviamente deixou de ser no momento que chegou ao poder - e isso não fez de você nenhum ser monstruoso das trevas. Porque essa iluminação da consciência popular não é boa pra eles.


 No fim, a mídia, no geral de direita, quer a despolitização do povo, mesmo. E o povo tem uma

tendência grande em abraçar essa sugestão, pois é muito mais fácil expulsar todos os militantes e queimar todas as bandeiras partidárias do que pesquisar sobre os partidos, seus integrantes, suas ações. Acho bem legal essa movimentação de uma única voz, o fato de não haver líderes bem definidos também dificulta que o movimento seja contido, mas por mais fervorosa que seja a manifestação, não é negando a política que se torna politizado num Estado democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário