quinta-feira, 31 de maio de 2012

La vita è bella?

 Considerações pessoais sobre o filme "La vita è bella" de Roberto Benigni:


 Os animais, de forma geral, são seres acomodados por natureza. Dificilmente saem de sua zona de conforto, a não ser quando esta zona vai se aproximando do desconforto, seja um cachorro, um ser humano, ou um ornitorrinco. São poucos os que se destacam na multidão, que permanecem com um brilho no olhar, que se negam a simplesmente fazer parte do rebanho.

 Guido Orefice (Roberto Benigni) é uma dessas excessões, que não se permite deixar levar pelos (distorcidos) valores vigentes. Guido não é um figurante em sua vida , ou alguém embalado por uma música. Ele faz as coisas acontecerem, é quem conduz a música, quem não se mantém passivo diante de qualquer situação.

 Seu olhar é o olhar do artista, o olhar transformador: como diz o ditado, você pode simplesmente chupar os limões que a vida lhe atira, ou juntar gelo, açúcar e cachaça. Você pode encontrar seu "cavalo judeu" pintado de verde e ficar se lamuriando, ou usá-lo para que o torne um príncipe ao resgate de sua principessa. Todo o filme mostra essa tranformaçao da realidade, que antes de tudo é interna, para apenas depois mostrar seu reflexo na realidade concreta.

 Algo que me chamou bastante a atenção, foi o cuidado com a cenografia, que assim como Guido, Dora (Nicoletta Braschi) e Giosuè (Giorgio Cantarini - excelente atuação), foge à realidade dura, à conformação. Ela reflete uma percepção íntima: talvez a forma que Giosuè Orefice encarava o mundo, e parte de como seu pai fazia com que o mundo lhe parecesse. O cenário do filme nao tenta parecer uma cópia fiel da realidade, ele causa uma sensaçao de que algo não está no lugar, mas é perfeitamente adaptado à realidade dos personagens principais, de como encaram a vida.

 O filme me falou principalmente de entrega. Entrega à vida, ao amor, aos valores realmente importantes (isso deve variar de pessoa pra pessoa); de tornar cada dia único, nos atos que parecem gandes ou pequenos, porque no fim é a importância que você lhes confere que os torna maiores ou menores. É como se a todo momento o filme gritasse: Não seja mais um! Mas não entendamos errado o recado. Não se trata de fazer coisas que comumente se considera importantes. Não fala de ser o príncipe de uma nação mas, por exemplo, de ser o príncipe de seu principado, de sua princesa.

 A entrega sincera não traz arrepedimentos, porque não espera reconpensa. Os "sacrifícios" de Guido, na verdade não são sacrifícios. Neles não há tristeza, sentimento de obrigação. Seus atos dizem respeito ao viver plenamente, com o que lhe é importante, com o amor por sua vida e pelo que e quem faz parte dela. É a todo momento expressão de felicidade, um ar que paira durante todo o filme, mesmo nos momentos mais tensos.

 Me incomodou um pouco a imagem do americano à la Marlon Brando, com um inglês pronunciado perfeitamente, sorriso de orelha à orelha e um ar de super-herói equivalente ao de um Capitão América. Mas essa imagem até se justifica diante da imagem que os judeus deviam ter dos nazistas no campo de concentração.

 Por sorte (para nós: telespoectadores), a cena final chega quase a acabar com esse estranhamento causado pelo personagem americano, trazendo para o filme a manutenção desse olhar intimista que começa com Guido e termina com Giosuè, trazendo a unidade desse olhar particular para o filme do início ao fim. Não é simplesmente uma fantasia, é mais uma perspectiva diferenciada.

 A vida è bela? Não é uma pergunta para ser respondida (a Arte não busca respostas, busca reflexão. Enquanto a resposta é um fim, o questionamento traz continuidade). A vida simplesmente "é". O que faz diferença é como você encara as adversidades (oportunidades), e o que faz delas. Enfim: não seja gado, não se deixe levar pelo cotidiano cíclico e morno. Faça a diferença no mundo todos os dias, seja qual mundo for, ou o de quem for. E antes de tudo, não siga regras estabelecidas e estáticas (incluindo essas); não existe receita ou manual, existe o que faz bem e o que não faz . O que voce faz da sua vida?